“A luta é de todos nós!”: a luta do povo Munduruku da Amazônia na greve mundial do clima “ele [Bolsonaro] está expulsando a gente da nossa casa para construir projeto de morte, está nos envenenando com agrotóxico, mercúrio e lixo. A nossa Amazônia está queimando para fazer pasto, plantar soja para Europa. A nossa Amazônia está em chamas para construir barragens e ferrovias, querem tirar o nosso bem viver que são a nossa casa, o nosso rio.” A luta em defesa do clima não dá para fazer sem a luta Munduruku em defesa da vida na Amazônia, que é a luta dos povos indígenas e povos da floresta. Assim é que, representando aos povos indígenas na defesa da Amazônia, Alessandra Korap, do povo Munduruku, viajou desde sua terra no rio Tapajós (No Pará, Brasil) até Berlim, na capital alemã, levando sua voz na greve pelo clima. A manifestação de 20 de setembro de 2019 aconteceu paralelamente em 150 países, mobilizando milhões de pessoas pela justiça climática. Só na Alemanha houve
A Associação Folclórica Boi BumBá Corre Campo de Nova Olinda do Norte- Am, vem ha dois anos trabalhando na campanha de preservação do rio Madeira. Nosso roteiro de apresentação no XIV e XV vem enaltecendo e valorisando a riquesa que o rio MAdeira vem proporcionar com sua biodivercidade ao nosso spovos ribeirinhos. Esse ano de 2009* O Festival de Nova Olinda do Norte assim como ano passado será divulgado em rede de televisão e rádio.O Boi Corre Campo vai mostrar em sua apresentação a devastação que acontecerá no rio Madeira e em toda sua extensão, com a presença das hidrelétricas. no entanto tudo isso será mostrado com a apresentação de 4 alegorias e cerca de 1500 brincates. Iremos presentiar nossos jurados com a cartilha do "Viva o Rio Madeira vivo" onde foi a fonte de inpiração para o nosso tema de 2009, escolhido pela comissão artistica do Boi Bumbá Corre Campo composto pelo Sr. Ricardo Pegueite e Elenice Mourão, artitas de Parintins-Am.
ResponderExcluirNesse momento Eu Elenice Maria Farias Mourão como umas das Diretoras, venho comunicar que estamos somando a essa luta de preservação a 2 anos. Parabens a vcs que são responsáveis por essa luta.