CorreioCast 11: Ferrogrão (EF-170) e a exploração da Amazônia Ministério de Infraestrutura utilizou-se de fake news para vender megaprojeto a investidores estrangeiros em 2021. O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais. Para compreender esse megaprojeto, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora, educadora e colunista do Correio há 10 anos, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170. Com Telma Monteiro Ferrogrão, ou EF-170, é o nome dado ao projeto de ferrovia, carro chefe do Ministério de Infraestrutura, que cortaria a região amazônica de sul a norte, saindo de Sinop/MT até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, na bacia do Rio Tapajós – ao longo de mais de 900 km. Integrado a hidrovias e à rodovia BR-163, a ferrovia faria parte de um grande complexo de transportes, que levaria grãos do agro
A Associação Folclórica Boi BumBá Corre Campo de Nova Olinda do Norte- Am, vem ha dois anos trabalhando na campanha de preservação do rio Madeira. Nosso roteiro de apresentação no XIV e XV vem enaltecendo e valorisando a riquesa que o rio MAdeira vem proporcionar com sua biodivercidade ao nosso spovos ribeirinhos. Esse ano de 2009* O Festival de Nova Olinda do Norte assim como ano passado será divulgado em rede de televisão e rádio.O Boi Corre Campo vai mostrar em sua apresentação a devastação que acontecerá no rio Madeira e em toda sua extensão, com a presença das hidrelétricas. no entanto tudo isso será mostrado com a apresentação de 4 alegorias e cerca de 1500 brincates. Iremos presentiar nossos jurados com a cartilha do "Viva o Rio Madeira vivo" onde foi a fonte de inpiração para o nosso tema de 2009, escolhido pela comissão artistica do Boi Bumbá Corre Campo composto pelo Sr. Ricardo Pegueite e Elenice Mourão, artitas de Parintins-Am.
ResponderExcluirNesse momento Eu Elenice Maria Farias Mourão como umas das Diretoras, venho comunicar que estamos somando a essa luta de preservação a 2 anos. Parabens a vcs que são responsáveis por essa luta.