CorreioCast 11: Ferrogrão (EF-170) e a exploração da Amazônia Ministério de Infraestrutura utilizou-se de fake news para vender megaprojeto a investidores estrangeiros em 2021. O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais. Para compreender esse megaprojeto, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora, educadora e colunista do Correio há 10 anos, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170. Com Telma Monteiro Ferrogrão, ou EF-170, é o nome dado ao projeto de ferrovia, carro chefe do Ministério de Infraestrutura, que cortaria a região amazônica de sul a norte, saindo de Sinop/MT até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, na bacia do Rio Tapajós – ao longo de mais de 900 km. Integrado a hidrovias e à rodovia BR-163, a ferrovia faria parte de um grande complexo de transportes, que levaria grãos do agro
Os velhos,como Raoni, querem ficar na idade paleolitica ou neolitica. Aqui e que o "indio" pode fazer fora da sua aldeia: Veja youtube video dum indio Maya: "placido domingo armando manzanero mia", e outro dum indio Azteca:"orquesta sinfonica esperanza azteca preludio te deum" .(Indio pode fazer mais do que procurar peixe e castanhao!)
ResponderExcluir(continuado) - na lingua MAYA: youtube video "placido domingo armando manzanero adoro" : O indio mais famoso do mundo - lembrando a avo: Ikkatixch tuxkkabi...- e o mesmo indio ultra moderno: youtube video: "armando manzanero big band jazz mia" . O indio precisa libertade de sair do pasado!
ResponderExcluir