“A luta é de todos nós!”: a luta do povo Munduruku da Amazônia na greve mundial do clima “ele [Bolsonaro] está expulsando a gente da nossa casa para construir projeto de morte, está nos envenenando com agrotóxico, mercúrio e lixo. A nossa Amazônia está queimando para fazer pasto, plantar soja para Europa. A nossa Amazônia está em chamas para construir barragens e ferrovias, querem tirar o nosso bem viver que são a nossa casa, o nosso rio.” A luta em defesa do clima não dá para fazer sem a luta Munduruku em defesa da vida na Amazônia, que é a luta dos povos indígenas e povos da floresta. Assim é que, representando aos povos indígenas na defesa da Amazônia, Alessandra Korap, do povo Munduruku, viajou desde sua terra no rio Tapajós (No Pará, Brasil) até Berlim, na capital alemã, levando sua voz na greve pelo clima. A manifestação de 20 de setembro de 2019 aconteceu paralelamente em 150 países, mobilizando milhões de pessoas pela justiça climática. Só na Alemanha houve
Os velhos,como Raoni, querem ficar na idade paleolitica ou neolitica. Aqui e que o "indio" pode fazer fora da sua aldeia: Veja youtube video dum indio Maya: "placido domingo armando manzanero mia", e outro dum indio Azteca:"orquesta sinfonica esperanza azteca preludio te deum" .(Indio pode fazer mais do que procurar peixe e castanhao!)
ResponderExcluir(continuado) - na lingua MAYA: youtube video "placido domingo armando manzanero adoro" : O indio mais famoso do mundo - lembrando a avo: Ikkatixch tuxkkabi...- e o mesmo indio ultra moderno: youtube video: "armando manzanero big band jazz mia" . O indio precisa libertade de sair do pasado!
ResponderExcluir