Altamira é o melhor município da Brasil

Por Telma Monteiro

Atenção: antes de ler este artigo saiba que a Altamira mostrada aqui é uma utopia.
Altamira, no estado do Pará, é o maior e o melhor município do Brasil. É um exemplo que está sendo seguido pelo resto do país. Tem 100% do esgoto coletado e tratado, rede de água, coleta seletiva de lixo, hospitais com alta tecnologia para tratamento de câncer e equipados para transplante. Os pacientes recebem remédios de graça e os médicos têm salários dignos e formação especial. Os postos de saúde são um modelo seguido internacionalmente.

As escolas são públicas e equipadas com o que há de melhor em mobiliário, as salas são informatizadas e os professores são bem remunerados. Todas as crianças da cidade em idade escolar estão matriculadas em período integral e a merenda, comprada da cooperativa que agrega centenas de pequenos agricultores, é orgânica.  

Ruas e avenidas são arborizadas com árvores de frutas nativas da região e em cada quadra o poder público mantém, com a ajuda da população, hortas orgânicas. O índice de violência é perto de zero e as drogas são combatidas em clínicas especiais mantidas pelo estado.

O rio Xingu corre calmo, prateado e limpo. A população que mora nas comunidades afastadas recebem tratamento médico e cirúrgico propiciados em hospitais itinerantes construídos em grandes barcos que singram as águas do rio Xingu. Nenhuma aldeia indígena carece de assistência médica/hospitalar e a malária foi erradicada. Há muito não há palafitas e as casas foram projetadas para serem agradáveis e confortáveis frente ao clima da região.

Toda a energia elétrica vem de fontes alternativas locais. Os telhados têm placas que geram energia solar fotovoltaica, pequenos aerogeradores ajudam a compor a paisagem urbana e o excedente de energia é vendido para a rede de distribuição regional. 

Por ser uma cidade plana Altamira quase não tem automóveis e é a campeã em número de bicicletas e as ciclovias foram criadas em toda a malha urbana. O transporte público e escolar são feitos por ônibus elétricos alimentados por células fotovoltaicas.


Você acha que iriam construir a hidrelétrica de Belo Monte num lugar assim? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia