CorreioCast 11: Ferrogrão (EF-170) e a exploração da Amazônia



CorreioCast 11: Ferrogrão (EF-170) e a exploração da Amazônia

 

Ministério de Infraestrutura utilizou-se de fake news para vender megaprojeto a investidores estrangeiros em 2021. O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais. Para compreender esse megaprojeto, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora, educadora e colunista do Correio há 10 anos, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170.

Com Telma Monteiro

Ferrogrão, ou EF-170, é o nome dado ao projeto de ferrovia, carro chefe do Ministério de Infraestrutura, que cortaria a região amazônica de sul a norte, saindo de Sinop/MT até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, na bacia do Rio Tapajós – ao longo de mais de 900 km. Integrado a hidrovias e à rodovia BR-163, a ferrovia faria parte de um grande complexo de transportes, que levaria grãos do agronegócio do Mato Grosso e produtos da extração de madeira e minérios ao longo do trajeto, até o ponto onde seria possível sua saída para o mar.

 O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais, como é fácil de imaginar especialmente levando em consideração a enorme quantidade de outros megaempreendimentos presentes na região, a exemplo do complexo de hidrelétricas na bacia do Tapajós, da própria Belo Monte que falamos no último programa, ou ainda dos projetos da Belo Sun de mineração de ouro também na Volta Grande do Xingu.

Para compreender esse megaprojeto, que o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tentou vender em roadshow irregular para investidores estrangeiros em 2021, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora e educadora, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170. Além disso, Telma é pioneira na cobertura da pauta ambiental para os meios de comunicação alternativos do Brasil e, neste episódio, também comemoramos e rememoramos seus 10 anos como colunista do Correio da Cidadania.

 Roteiro/Apresentação/Edição: Raphael Sanz e Gabriel Brito.

Trilha Sonora: Música indígena Guaraný Mbya – Reprodução Youtube

Ouça na sua plataforma de preferência:

Anchor / Spotify /
Google Podcasts / Radio Public / Pocket Casts / RSS


Confira outros episódios do CorreioCast

Leia os artigos da Telma Monteiro no Correio da Cidadania

 

Conheça o Blog da Telma Monteiro

  

Leia também:

 Kerexu Yxapyry: “Os povos indígenas querem participar da reconstrução do Brasil”

 Ferrogrão: consolidando a invasão da Amazônia – Parte 1

 Ferrogrão: consolidando a invasão da Amazônia (2)

 Ferrogrão Roadshow 2021 e a exploração histórica da Amazônia

 Projeto da Ferrogrão: “O Brasil está sendo rifado no exterior”

 Guerras extrativistas na bacia do rio Tapajós: “nem o canto dos passarinhos estamos ouvindo”

 Belo Monte é a forma de viabilizar definitivamente a mineração em terras indígenas – Coluna da Telma Monteiro (11/09/2012)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia

A Percepção Originária vinda da Sabedoria Ancestral