Belo Monte: Os vexames de Maurício Tolmasquim

Maurício Tolmasquim no momento em que se disse "atordoado"
Por Telma Monteiro

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, representou o governo brasileiro na Conferência sobre Belo Monte, em Bruxelas. Ele participou do segundo painel, em que estava também o Procurador da República Felício Pontes Jr. que foi o primeiro a se apresentar. 

No final da sua fala, Maurício Tolmasquim, visivelmente nervoso e alterado, disse que nunca havia ouvido tanta desinformação, apresentada lá, sobre Belo Monte. Disse estar "atordoado"! Ele se excedeu, desrespeitou a plenária, os palestrantes do primeiro painel, os integrantes do painel do qual participou, o povo brasileiro e as três parlamentares que organizaram a Conferência. Sua fala chegou a ser cortada pela moderadora no momento de responder às perguntas dos participantes. Na foto do Tolmasquim, o momento do primeiro vexame. Coloquei no final vídeo da Conferência.

O terceiro painel contou com a participação da Antonia Melo da Silva, Movimento Xingu Vivo para Sempre e, novamente, Francisco Del Moral Hernández (participante do primeiro painel). Ambos fizeram brilhantes apresentações.

Maurício Tolmasquim foi criticado ao final por sua postura rude e agressiva. Ele foi a nota que destoou na Conferência que teve uma nível técnico elevado. Felício Pontes Jr., mais uma vez, fez uma apresentação absolutamente elegante, forte, segura e tecnicamente irrepreensível. 

Felício Pontes Jr., Procurador da República

Recomendo que o leitor desta nota assista à gravação da Conferência

Para quem não pôde assistir ontem (14) a Conferência sobre Belo Monte, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, já está disponível a gravação, também pelo link:

Comentários

  1. Vexame? Esses estrangeiros do "primeiro mundo" dizem barbáries e querem que fiquemos calados? Falam como se Belo Monte fosse um "crime"! Faça-me o favor..quero ver se os ambientalistas vivem sem eletricidade...garanto que todos dorme com seus ar-condicionados ligados à noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uns carinhas que não sabem geografia, nem aritmética só poderia mesmo passar vexame. Milicos foram muito mais eficientes do que os comunistas e nacionalistas. Basta comparar Itaipu -o desaguadouros de todos os rios do centro sul- com a porcaria do Belo Monte. Perderam feio.

      Excluir
  2. é crime sim e esse tal tolmasquim é uma falácia humana... um fantoche da dilma. ele é memso descontrolado e é assim no dia a dia, sempre digo q respeito se conquista, NÃO se impoe.

    ResponderExcluir
  3. ah, meu nome é Rosely Bastos e parabens pelo Blog Telma.

    ResponderExcluir
  4. Claro que é crime. Nesse governo só há doentes que estão vendendo o país.

    ResponderExcluir
  5. O Felício Pontes só quer o atraso do povo paraense, mas ele próprio pertence oligarquia que domina o Pará. O que ele quer é manter o povo do interior do Pará no século IX e nunca tirá-lo de lá. Pois assim ele mantem o feudo de acéfalos que o apoiam, como a dona desse blog.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com Jirau, santo antonio e Belo monte, ficamos com todas as térmicas ligadas durante mais de 1 ano ( 21 foram desligadas em agosto 2015). Imagine sem estas hidrelétricas??
    As hidrelétricas tem que ser construídas para gerar energia para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Tenho certeza que no futuro, lamentaremos a opção de usinas sem reservatório ( a fio d'agua)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia