segunda-feira, 2 de março de 2009

Vamos poluir mais um pouquinho?

É clara opção do governo Lula/Dilma Rousseff pela energia hidráulica, como matriz energética. Aproveitando o embalo durante o Colóquio sobre Conservação e Eficiência Energética, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, encarou os presentes e perguntou: “Vocês sabem quanto tempo leva para licenciar uma termelétrica?”. “Noventa dias”, ele mesmo respondeu. “As hidrelétricas levam quatro anos”, complementou. 
Então, como castigo pela “demora” no processo de licenciamento das hidrelétricas, iremos “engolir” algumas termelétricas. E aproveitamos para mostrar que, comparativamente ao resto do mundo, nós podemos ainda dar uma "poluidinha" a mais. 
Maurício Tolmasquim mostrou nossos “pobres” índices de emissão de CO² em relação aos outros países. São tão pequenininhos! Mas, com as térmicas a carvão, óleo e gás, estaremos salvos desse vexame! TM

Edison Lobão: energia para desperdiçar 
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que vamos [o Brasil] construir 15 hidrelétricas no vizinho Peru. Todos os 21 000 MW gerados por elas serão absorvidos por nós, brasileiros. 
Ele disse também que o potencial hidrelétrico brasileiro é de 260 GW* e que 180 GW serão utilizados até 2030. Mas, é pouco para o governo. Os outros 80 GW, que estão indisponíveis em áreas protegidas (UCs e Terras Indígenas), também serão reexaminados. 
Para se ter uma idéia do que significam os 260 GW de energia, até 2017 a oferta será de 155 GW, juntando todas as fontes (PDEE 2008-2017). 
Confesso que saí muito perturbada do evento dito de conservação e eficiência energética. Pareceu-me um ensaio sobre o quanto de desperdício poderemos promover. Ficará difícil convencer a sociedade a participar de programas de eficiência energética, quando o governo divulga a oferta de tanta energia! 
Além da previsão de utilizar o pleno potencial hidrelétrico classificado como "limpo", quase todo na Amazônia, ainda pretendem abiscoitar a energia a ser gerada no Peru. E a energia de outras duas hidrelétricas previstas para a Argentina. 
Para quê economizar? Vamos ter energia para desperdiçar! Esse deve ser o lema de Edison Lobão. TM

*kW (quilowatt, milhares de Watts), MW (megawatt, milhões de Watts), ou GW (gigawatt, milhares de milhões de Watts. (Wikipedia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ferrogrão – soja no coração da Amazônia

Estudo Preliminar 3 - Ferrogrão e a Soja na Amazônia                                                        Imagem: Brasil de Fato   ...