quinta-feira, 29 de setembro de 2022

MANIFESTO PELO MEIO AMBIENTE E PELA DEMOCRACIA

MANIFESTO PELO MEIO AMBIENTE E PELA DEMOCRACIA

 

Imagem: Climainfo

Atualizado em 03 de outubro de 2022

Os brasileiros estão vivendo um momento difícil. Forças retrógradas empurram um país promissor e formado por um povo valente e dócil para o caos. Nós somos livres e essa liberdade custou muitas vidas ao longo da história. Neste momento essa liberdade e a democracia estão em xeque com o risco de perdermos os esforços que nos trouxeram até aqui. O resultado da eleição para presidente da República, em 30 outubro de 2022, fará diferença para o futuro de insegurança proposto pelo avanço da extrema direita representada pelo atual governo. Sabemos que não só no Brasil, mas no mundo, as forças do fascismo pairam sobre a liberdade dos povos. Racismo, misoginia, antiambientalismo, homofobia, ataques às religiões de matriz africana são exemplos de comportamentos criminosos ou antidemocráticos que poderão se acirrar e impedir o desenvolvimento desta nação ainda promissora, mas na iminência de perder sua liberdade.

Ameaças à democracia se juntam às piores práticas de exploração do meio ambiente que agravam o desequilíbrio climático, somando forças com a extinção de órgão reguladores e enfraquecimento da legislação ambiental no Brasil. Apesar de décadas de avanço na conquista de uma legislação robusta de proteção do meio ambiente, biodiversidade, povos originários, o que vemos agora é o retrocesso provocado por aqueles que hoje, em nome de um movimento depredatório, procrastinam a ocupação e exploração de territórios ocupados por florestas, rios, indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

O Brasil está em perigo. A Amazônia está ameaçada. O Pantanal está ameaçado. O Cerrado está ameaçado. A fauna está ameaçada. A mineração e o garimpo são monstros selvagens manipulados por mercados de commodities exploratórias que poluem, degradam e matam. O agronegócio predatório avança sobre territórios imemoriáveis. O fogo torna carvão a floresta. A miséria já consome milhões de brasileiros. Faltam remédios, falta comida, falta saúde, falta respeito ao povo brasileiro.

O Brasil está em frangalhos, em mãos suspeitas e gananciosas de políticos corruptos que desconsideram o direito fundamental dos brasileiros a um meio ambiente equilibrado. É momento de destruir as armadilhas que nos prepararam e para isso conclamamos todos os ambientalistas brasileiros ou não, para que no dia 30 de outubro de 2022 votem com a sabedoria do amor. Conscientes do esforço empreendido nas duras lutas ambientais travadas pela sociedade, com a Constituição de 1988, para a construção de um Brasil exemplo ambiental para o mundo. 

Clique no link para assinar o Manifesto: MANIFESTO PELO MEIO AMBIENTE E PELA DEMOCRACIA | SumOfUs Petitions

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ferrogrão – soja no coração da Amazônia

Estudo Preliminar 3 - Ferrogrão e a Soja na Amazônia                                                        Imagem: Brasil de Fato   ...